terça-feira, 17 de março de 2009

Marketing Ateu

O marketing ateu
Campanha publicitária tenta provar que Deus não existe

A inglesa Ariane Sherine, 28, estava indopara o trabalho quando viu uma propaganda colada num ônibus de Londres. Era uma citação da Bíblia, acompanhada por um endereço na internet. Ao acessar o site, ela tomou um susto: a página, que pertencia a uma igreja evangélica, dizia que quem não for cristão e não aceitar Jesus será condenado a passar a eternidade nas chamas do inferno. “Peraí. Então quer dizer que 68% da população mundial vai para o inferno? Eu não pude acreditar que esse tipo de ideia estava sendo difundida, empleno século 21, para assustar as pessoas”, diz Ariane. Indignada, ela procurou o governoinglês para reclamar da propaganda, mas não adiantou nada. Hora de agir. Com a ajuda dos internautas, ela arrecadou dinheiro para montar uma megacampanha publicitária defendendo o ateísmo e desenvolveu slogans como “Deus provavelmente não existe. Pare de se preocupar e aproveite a vida”, que foram colocados em 800 ônibus de Londres. Como seria de se esperar, a campanha foi criticada por religiosos, e o blog de Ariane (arianesherine.blogspot.com) recebeu centenas de comentários desaforados. Houve até um motorista que se recusou a dirigir o que chamou de “ônibus pagão”. Mas ela continuou com tudo: recebeu o apoio de Richard Dawkins, um dos maiores cientistas do mundo e ateu praticante, e recolheu R$ 500 mil para colocar 1 000 cartazes no metrô de Londres. E a ideia se espalhou pelo mundo: ateus de EUA, França, Itália, Espanha e Austrália resolveram fazer suas própriascampanhas contra Deus e a religião (veja acima os principais slogans). Ariane, que é jornalista da BBC, diz que seu objetivo não é atacar as religiões, pois a campanha é só uma maneira bem-humorada de tranquilizar os ateus. “Espero que as mensagens alegrem as pessoas quando elas estiverem indo para o trabalho.”
(Revista Superinteressante - Março de 2009 - nº 263 - Ed. Abril)
Comentário no fórum da Super
As religiões, principalmente as monoteistas, estão cada vez mais arrogantes. Se julgam donas da verdade, doutrinam as crianças desde tenra idade a viverem sob o medo, assim dominam-nas até a vida adulta. Conspurcam suas mentes com lendas, superstições e mentiras a respeito de quiliasmo, de um geena aniquilador. Estamos no século XXI, precisamos nos despir destas tolices e viver a vida sem ressentimentos nietzscheanos. A vida é natural. Parabéns para Ariane pela sua coragem. É premente que nos unamos em prol da racionalidade e pela vida plena, sem as mortificações, medos e neuras religiosas.

Aldeni Marinho
Cientista da Religião (UVA -CE)

Pacoti - Ceará

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